domingo, 14 de junho de 2009


Este forno tem história. Não pela idade porque é ainda bastante recente. Nem por ser alguma obra de arte, pois que saiu das mãos de um aprendiz. É um forno com história pelas iguarias que por lá passaram. Das mãos de cozinheiros ilustres, forneiros, diria eu, por ali passaram alguns dos mais maravilhosos assados que Pedome viu fazer. Como é que eu sei? Não sei, presumo, pois que só os vi, não os provei. Mentira, provei folares e estavam óptimos. Saúde aos forneiros e vida longa.

8 comentários:

A.P.F.- Associação Pedomense de Forneiros disse...

A arte de aquecer o forno não é sabedoria para qualquer um.
Muitos que se dizem ser possuidores de uma mestria inigualável para o que quer que seja, já tentaram e o resultado foi uma fornada de folares queimados… pois é. Para tudo é necessário ter conhecimento até para aquecer um forno.

RAPOSA disse...

Nao cozinharam por acaso ai' um galo?

F.DIAS disse...

Haja lenha. É o bastante. Qual mestria? Até o Xoino era mestre! Agora, essa do galo não percebi. Será que a raposa anda prenha e deram-lhe os desejos? E logo por galo. Não se contenta com umas pitas! Põe-te fina ue andam por aí uns raposos ansiosos por te comerem. Aí sim, seria um grade GALO.

lobo disse...

nao neste nao seria, mas talvez num parecido (.....)

A.P.F.- Associação Pedomense de Forneiros disse disse...

Este F.Dias é um artista...
verdadeiro valentão.
pois fica sabendo, que o Xoino muitos anos teve que acender o Forno para aperfeiçoar tal arte.
Por volta da semana da quaresma, mais precisamente na sexta feira Santa O Sr. Manuel Teixeira(Xoino), era muito requisitado para aquecer o forno da comunidade.
gostaria de ver este Artista "F.DIAS" fazer tal tarefa ... Seria uma obra de arte sem duvida.

Manca Mula disse...

Talvez chegasse fogo ao forno
( telhado ) ... ou talvez à própria aldeia

raposo disse...

O' F.Dias , nao sera' que esses raposos te querem comer a ti' ou a' tua raposita?a mim nao, se forem raposos, eu chego para eles.

RAPOSA disse...

Ja' que o cocorococo foi estraviado, podiam ao menos ter dado as patas aos vizinhos.