domingo, 18 de janeiro de 2009


Dois dos ícones de Pedome. O primeiro, o forno, por onde rondávamos em vésperas de Páscoa à procura de um sibinho de folar ou uma rodela de salpicão que menos bem introduzida na massa, caía enquanto a divinal iguaria pascoal cozia no forno. À volta e enquanto se esperava, contavam-se batalhas havidas e planos de novas. Assim erámos crianças em Pedome. Pelo meio, esvaziávamos o resto dos ovos usados na massa dos folares e punhamo-los dentro de uma só casca no borralho. Isto, nos tempos em que a Playstation era uma miragem, pois se nem luz eléctrica havia...
Sobre a capela, embora mais recente, recordo as acalentadas discussões sobre a necessidade da sua construção, a sua localização e a inevitalidade de deitar abaixo a antiga. E claro, como na poça ou qualquer obra que se fizesse em Pedome, teria que haver discussão acalorada. Eram bons tempos.

8 comentários:

Anónimo disse...

e guardava-se a vez para fazer o folar, pondo um pauzinho espetado na parede.

Anónimo disse...

Falar do forno é recordar o XOINO, que Deus tenha. Foi também uma das figuras carismáticas de Pedome. Sempre pronto para ajudar, sobretudo as mulheres, era vê-lo em grande azáfama por alturas dos folares e da festa. Então não era ele que assumia as rédeas da árdua tarefa de aquecer o forno? E fazia-o com amor mas tambem com mestria. Não gostava era de ver os miudos nuito perto. Também o Carnaval náo era o mesmo se sem a sua inestimável prestação. Pudera, tinha o cabeçudo guardado todo o ano no baixo da praina, mas nesse dia não se cançava de o exibir. Por vezes, esmerava-se tanto que acabavam por cair os dois, ele por força de uns copitos a mais e o outro por mais ninguém lhe pegar. E então, certa vez, em Lebução, teve de ser o gordo a trazê-los a Pedome, na carroça, claro está. Digam lá Pedomenses se há alguem em pedome a quem o Xoino, por uma ve que fosse, não tivesse ajudado?
Atá na feira de Lebução, quem não comeu uma patanisca frita por ele?

Anónimo disse...

O Forno era também o refúgio dos latueiros. Procuravam-no para dormir, tipo residêncial, mas também para trabalharem, género oficina. Depois de se fazerem anunciar, tocando num taxo pelas ruas, era ver a mulherada, de pote ou panela na mão, para por uma perna ou pinguinho num buraquito. Sempre foram benvindos, nunca, que me recorde, criaram problemas. Passados um dois dias, dependendo do trabalho, lá partiam para outra freguesia.

Anónimo disse...

Cliente também do forno era o LÁDÁRIO. Apesar de ter guarida certa no combarriço do Bispo, por vezes ficava no forno. Recordo uma manhã que o xoino e a Gracinda se preparavam para aquecer o forno, após terem metido umas gestas a arder, lá saiu o ti ladário, para grande suto do xoino, que correu apavarado pensando ter visto a assombração.

Anónimo disse...

Bom Dia Sr. Lamadeiras. Bom Dia Srs. Comentadores.Sou um assíduo visitante deste excelente Blog, a cujo promotor endereço desde já os mais sinceros parabéns. O motivo da sua aparição é louvável, e todos de uma maneira ou outra têm contribuido para o reanimar. Recordar o passado é louvável, sendo notório o carinho com que é recordado, procurando inicialmente preservar esse dialecto, foi-se alargando esse objectivo sendo hoje, muito mais que isso. Está no bom caminho, quero crer.Porém, e para evitar desvirtuamentos náo desejáveis, quer do autor quer da generalidade dos comentadores resolvi UNILATERALMENTE instituir-me PROVEDOR deste blog. Obviamente, recolhi pareceres e opiniões. Votaram favoravelmente os seguintes comentadores: Bica, Carrula, Chamuinha, Diácono Remédios, Garrano, Mar & Rio, Monte Redondo, Bispo, Lebução, Sabiel, Ti Luis e Trigueiriça. Como vêm representam a maioria dos comentadores. Assim, proclamo-me Alta Autoridade para a Preservação dos Bons Costumes Ética e Moral neste blog, autonomeando-me como seu legítimo provedor. Doravante zelarei por estes princípios e serei impiedoso para com aqueles que eventualmente os queiram por em causa. Nada mais havendo a dizer, apenas fica o pedido de que continuem a comentar.
Assinado: O Provedor

Risadas disse...

Sr Provedor

Diga-me lá como recolheu pareceres e opiniões, pois em momento algum vi algum comentário onde pudesse ser eleito...mas claro se o criador do blog nao se importar...eu também não me vou opor.

Anónimo disse...

Risadas, folgo muito que apareças. Não te esqueças porém que quando tu apareceste já a maior parte desses 12 ilustres comentadores -que muito me honraram com o seu apoio - já cá estavam. Não queiras questionar a legitimidade democrática que levou à minha nomeação, e sem dúvida que contou co beneplácito do o criador do blog, pelo menos implicitamente, já que não se pronunciou em contrário no prazo que lhe estava destinado - 5 minutos. Assim sendo, sou de pleno direito, o provedor, ocupando assim, honradamente, o segundo lugar da hirarquia bloguista. Tu, ainda ilustre desconhecida, terás então, se quizeres, de passar para a oposição, ou então, apoiares-me.
Tenho dito.

Anónimo disse...

Sr porovedor

Perante tão forte votação dos 12 ilustres comentadores nada há a fazer. Formar oposição não é uma opção. Como disse já cheguei um pouco tarde, mas de agoraem diante estarei sempre atenta a novas fotos, novos comentários e claro está novas votações.