quarta-feira, 9 de março de 2011

Rio Mente



O rio Mente, faz a fronteira entre os concelhos de Chaves e de Vinhais e, por conseguinte, entre os distritos de Vila Real e Bragança.
Aqui, fazia-se há muito anos a passagem de barca para terras de Lomba, por entre agruras e tormentos, pois era a única forma de vencer o curso de água e chegar à famosa feira de Edral, já em terras de Lomba.
Muitas histórias se contam desta aventura, tantas e tão só porque nem uma miserável ponte se construía. E agora, que já só serve para passeio, existe e mesmo assim, saúda-se.
Fica o registo em memória dos que faziam desta passagem uma parte do seu modo de vida.

6 comentários:

trepadeira disse...

O Mente,o Mousse e o Rabaçal.

Acho que não mente e as terras de Lomba,por onde passava a caminho, não da feira de Edral,das águas de Sendim e Aveleda,também não.

Obrigado pelo avivar de memórias.

Um abraço,
mário

Marta Vasil (pseud.de Rita Carrapato) disse...

Hoje "vim" até Pedome. Pela 1.ª vez! Ainda só visitei um bocadinho destas terras. Vim alargar o olhar por terras que desconheço. Hei-de voltar porque os olhos mo pedem.

Vitor Loureiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vitor Loureiro disse...

Águas cristalinas até se juntarem e formar o Rabaçal, por lá anderei amigo Armando, à 'caça', pesca d'umas truchas como dizem os vizinhos galegos.

Graça Gomes disse...

Pois, é o rio Mente e a ponte que já fez mais falta.
Ouvi, dezenas de vezes, as minhas tias falarem da odisseia, que era o percurso de Lebução a Sandim, para onde iam, no Verão, fazer termas.

Graça Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.