quarta-feira, 9 de março de 2011

Rio Mente



O rio Mente, faz a fronteira entre os concelhos de Chaves e de Vinhais e, por conseguinte, entre os distritos de Vila Real e Bragança.
Aqui, fazia-se há muito anos a passagem de barca para terras de Lomba, por entre agruras e tormentos, pois era a única forma de vencer o curso de água e chegar à famosa feira de Edral, já em terras de Lomba.
Muitas histórias se contam desta aventura, tantas e tão só porque nem uma miserável ponte se construía. E agora, que já só serve para passeio, existe e mesmo assim, saúda-se.
Fica o registo em memória dos que faziam desta passagem uma parte do seu modo de vida.

6 comentários:

trepadeira disse...

O Mente,o Mousse e o Rabaçal.

Acho que não mente e as terras de Lomba,por onde passava a caminho, não da feira de Edral,das águas de Sendim e Aveleda,também não.

Obrigado pelo avivar de memórias.

Um abraço,
mário

Marta Vasil disse...

Hoje "vim" até Pedome. Pela 1.ª vez! Ainda só visitei um bocadinho destas terras. Vim alargar o olhar por terras que desconheço. Hei-de voltar porque os olhos mo pedem.

Vítor Loureiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vítor Loureiro disse...

Águas cristalinas até se juntarem e formar o Rabaçal, por lá anderei amigo Armando, à 'caça', pesca d'umas truchas como dizem os vizinhos galegos.

Graça Gomes disse...

Pois, é o rio Mente e a ponte que já fez mais falta.
Ouvi, dezenas de vezes, as minhas tias falarem da odisseia, que era o percurso de Lebução a Sandim, para onde iam, no Verão, fazer termas.

Graça Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.