segunda-feira, 4 de outubro de 2010

EN 103

A principal rua de Pedome é a EN 103, uma estrada muito congestionada como se pode confirmar pela fotografia. Antigamente era habitual jogarmos aqui futebol, interrompendo o jogo quando passava algum carro e havendo sempre discussão a seguir sobre quem devia começar a jogada. À noite tem ainda outro encanto.

7 comentários:

José Doutel Coroado disse...

Caro Armando,
bela imagem nocturna... Um dia ainda gostaria de saber fazer destas coisas!
abs

ps: apreciei a fina ironia do "congestionamento"... pena é que não haja quem aproveite para continuar o jogo... sem carros a interromper!

Armando Sena disse...

Caro José,
Obrigado pelo comentário. Sobre a fotografia posso explicar o método.
É preciso uma máquina que permita modos manuais e um tripé.
Escolhe-se um ISO acima de mil, a abertura da lente pode ser a máxima que ela permita (3.5 por ex.) e a exposição deve ser longa, perto da saturação. A focagem terá que ser manual, pois com tão pouca luz, a máquina fica "perdida". Depois é só disparar e esperar que não passem carros, senão ficará aquele efeito de luz prolongada.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

José Doutel Coroado disse...

Caro armando,
grato pela explicação...
espero tentar em breve.
abs

Mário J. disse...

Armando, neste local noutros tempos, há noite, atiravam-se foguetes pela estrada tal era o congestionamento, foi num famoso arraial da festa, não sei se estavas lá ou se te lembras,
Um abraço

Graça Gomes disse...

Linda imagem com que o Armando nos presenteou!
Pedome retratada com arte e amor.

Anónimo disse...

Não diria que a EN 103 é a principal rua de Pedome, mas sim a principal estrada porque a principal rua de Pedome é a rua Eng. Francisco Tavares.

Anónimo disse...

Linda foto ,tirada num local ideal parabéns Armando!!!