sexta-feira, 18 de junho de 2010

Chaves - Concurso de fotografia

Aqui está uma iniciativa que aplaudo e aconselho.

Alemão ganha Festimage 2010


Concurso que promove Chaves no mundo ultrapassou os três mil concorrentes

Aurel Dahlgrün, um jovem alemão de 20 anos, foi o grande vencedor do Festival Internacional da Imagem (Festimage) 2010, um concurso da Câmara Municipal de Chaves para promover o nome da cidade no mundo.

“Estou tão feliz! Não consigo descrever em palavras o que sinto!”, disse o jovem vencedor quando soube dos resultados do concurso, que este ano contou com 3.046 participantes de 83 países. A imagem, a preto e branco, que vai valer ao jovem estudante de arte um prémio de 5 mil euros, retrata duas crianças de um grupo étnico seminômada do Quénia e do Norte da Tanzânia, os massais. Mas Aurel Dahlgrün não foi o único alemão a ser premiado. O segundo classificado, Michael Schlegel, é seu compatriota.

Os terceiro e quatro prémios vão para a Áustria, para Oleksandr Hnatenko e Wakolbinger Christian. O quinto prémio foi atribuído a Joan Pratts, argentino radicado em Espanha, aquele que tem sido um dos países com maior número de participações no Festimage.

Este ano, o júri responsável pela escolha dos cinco melhores trabalhos, entre os 50 finalistas, foi constituído pelo fotógrafo francês Georges Dussaud, por Jeff Stellick, director da Ottawa School of Art, do Canadá, por Margherita Verdi, coordenadora didáctica da Fonda-zione Studio Marangoni di Firenze, Itália, e por Olga Korsunova, fotógrafa e directora-geral do Centro de Informação do “FotoDepartament” de São Petersburgo, Rússia. Por sua vez, a selecção dos trabalhos admitidos a concurso e a escolha dos 50 finalistas (Júri de Admissão) foi da responsabilidade de Cristina Dantas, professora do Instituto Português de Fotografia.

Paralelamente ao concurso propriamente dito, o Festimage inclui ainda um Prémio do Público, que nesta edição foi ganho por Oleg Oprisco, da Ucrânia.

O Festimage processa-se em exclusivo via “net”. Mas, a partir de 8 de Julho, vai “desvirtualizar-se”. Os 50 trabalhos finalistas vão dar corpo a uma exposição, que terá lugar na galeria do Cine-Teatro de Chaves. Além disso, com alguns dos trabalhos finalistas serão também feitas telas de grandes dimensões, que serão expostas nas fachadas de alguns edifícios da zona histórica da cidade. De há alguns anos a esta parte as obras finalistas têm igualmente participado no “Outono Fotográfico”, evento que se realiza anualmente na cidade espanhola de Ourense.

Espanha continua com maior número de participações

À semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, o maior número de concorrentes é de Espanha (428). Com 414 participantes, Portugal surge imediatamente a seguir. Em terceiro surge a Alemanha (316), seguida da Argentina (293), do Brasil (284), da Itália (232), da Rússia (170), da França (136) e da Índia (125).

O evento teve ainda considerável participação de concorrentes da Colômbia, Áustria, México, Israel, Cuba e Suíça.

Este ano a selecção dos trabalhos admitidos a concurso e a escolha dos 50 finalistas (Júri de Admissão) foi da responsabilidade de Cristina Dantas, professora do Instituto Português de Fotografia. A taxa de rejeição foi de 29,7 por cento.

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2010-06-18

2 comentários:

José Doutel Coroado disse...

Caro Armando,
o FestImage é uma excelente iniciativa. Acompanho-a desde o início e todos os anos guardo algumas imagens que são realmente inspiradoras.
abs

Graça Gomes disse...

Excelente iniciativa de promoção e divulgação de Chaves.
Está de parabéns quem tem nas mãos este projecto.