terça-feira, 16 de março de 2010



O Santo Estevão

A capela de Pedome não é muito grande, nem tem muitos santos. Está no entanto muito bem cuidada, os meus parabéns às cuidadoras.
Dos Santos que tiveram a sorte de ocupar os lugares de honra, destaco para além do padroeiro, o Santo Estevão.
Não porque seja o principal Santo das minhas preces, não porque seja o mais importante na hierarquia da igreja ou até porque haja algum milagre público efectuado em Pedome por ele. Então porquê?
Bem, porque já desde criança me admiro com o fraco trabalho que o artista fez na sua execução. Que Santo Estevão lhe dê o santíssimo perdão, pois não gostamos menos dele pelo simples facto de não ter a elegância e aparência de outros Santos desta capela.
Para nós será sempre considerado, mesmo não cumprindo a regra das proporções!!!

7 comentários:

Graça Gomes disse...

Nunca olhei devidamente para a imagem de Santo Estevão, em Pedome.
Mesmo desproporcionado, e isso nota-se na imagem, ocupa um lugar de honra na capela.
A mesma sorte não teve o mesmo santo em Lebução, a quem antigamente faziam uma festa, uma festa rija e hoje encontra-se em cima de um armário na sacristia...

José Doutel Coroado disse...

Caro Armando,
não conheço esta imagem.
no entanto, é interessante e provavelmente será uma imagem com muitos anos.
A arte sacra tem, por vezes, exemplares deste tipo o que, talvez, signifique que valerá a pena aprofundar o assunto.
abs

Teresa Sena disse...

Nunca conheci esse Santo como Santo Estevão, mas sim como Santo S.Sebastião, mas deste a muitos anos

Mário J. disse...

Para mim também foi sempre S. Sebastião.

Ricardo Pinto disse...

Antes de se publicar qualquer artigo que diga respeito à Paróquia de Lebução a delicadeza e lisura para com o pároco nunca é demais, pois podemos incorrer em opinar sobre as causas, motivos que muitas vezes ainda que como habitantes assíduos ou menos assíduos, desconhecemos. Não se entendam as minhas palavras como privar da liberdade de expressão, mas como reparo cordial e delicado de quem apesar de tantas responsabilidades pastorais está atento e disposto a sempre responder a quem pergunta.
Com a benção de Deus

Padre Ricardo, Pároco de Lebução

Armando Sena disse...

Registo com agrado a visita do Sr. Padre Ricardo ao blogue Pedome ao encontro do fim. Registo o seu comentário, reconhcendo a sua razão relativamente ao corpo principal (post) desta mensagem, o qual é da minha autoria. Lamentavelmente, pareço ter falhado no nome do santo que aparece no post, o qual, até eu próprio reconhecia como sendo S. Sebastião, mas que ultimamente me disseram chamar-se Sto. Estevão. As minhas desculpas a todos.
Relativamente aos comentários, naturalmente não me posso responsabilizar por eles, no entanto, sempre que alguém se sentir ofendido por algo existente neste bolgue, agradeço que me seja transmitido no sentido de tentar corrigir tal situação. Refiro que acabo de apagar, por minha iniciativa, dois comentários a este post, que me pareceram pouco graciosos.
O meu email é armandosenaalves@gmail.com

Graça Gomes disse...

No que concerne ao comentário do Sº
Padre Ricardo, eu também quero esclarecer a minha posição.
No dia 18 deste mês tive uma conversa com o nosso Pároco, relativamente às imagens que se encontram na sacristia.
Numa visita à igreja explicou-me o critério que adoptou para colocar os Santos nos altares, desde Santa Ana até S. Pedro.
Fiquei perfeitamente esclarecida, e o meu comentário de dia 16 já não faz o menor sentido.
Também quero sublinhar, porque me foi dito, que algumas imagens que se encontram fora da Igreja, voltarão após uma intervenção de restauro, o que implica grandes custos, que de momento a Igreja não pode suportar.