quarta-feira, 5 de agosto de 2009


Cá está a primeira chicharrada da época. Fica a faltar o caldinho.

6 comentários:

anas disse...

Prometo que brevemente vos mostrarei o famoso caldo de chicharros, tenho pena não o poderem saborear também.

Sabiel disse...

Chicharrada? Onde já se viu? Chicharros com feveras e batatas fritas!!!. Deve ser moda importada de qualquer sitio, de Pedome não, certamente.

anas disse...

também para ti qualquer coisa que leve cebola e tomate ja não presta, não sabes o que é bom e ficas a saber que os pedomenses requintam sempre os seus pratos.
aprende ó Sabiel.

Graça Gomes disse...

Desta vez o Sabiel tem razão. Os pratos tradicionais não sofrem enovações, caso contrário deixam de o ser.É uma maneira de se preservar a nossa identidade gastronómica.
Ana, desculpa, mas é assim que eu penso. Tu és excelente a fazer muitas coisas, nomeadamente o pão. Sei que és uma trabalhadora de mão cheia mas...para a chicharrada deixas a desejar.
Eu vou dar uma receita, simples, que a minha mãe fazia, com os ditos cornipos. Tanto quanto sei, a Rita, mãe da Teresa cantoneira, também os conficcionava assim. A minha mãe chamava-lhe chícharros à Guilhermina, nome de uma vizinha que eu já não conheci.
Cozem-se os cornipos, ovos e batatas, tudo junto tendo em conta o tempo de cozedura de cada um.
Cozem-se mais três ovos para o molho. Destes retira-se a gema que junto com azeite, de preferência «Rosmaninho», e uma colher de vinagre, tudo bem mexido,fazem o molho.
Depois de tudo cozido cortam-se as batatas em cubos, os ovos às rodelas e junta-se tudo muito bem, incluindo a parte dos ovos que não foi utilizada no molho. Tempera-se com a mistura previamente confeccionada e está pronto a servir.

anas disse...

Desculpe Gracinha, mas de certeza não provou ainda a minha chicharrada, pois é de comer e chorar por mais. Esta tradição é já dos tempos da minha mãe, ou concerteza dos meus avós, tenho pena é o Sabiel não gostar de tomate nem cebola e daí sair este comentário.

Graça Gomes disse...

Ana, estou sempre pronta para a prova e não duvido que a chicharrada, em si, seja deliciosa.
Achei um pouco fora do contexto o acompanhamento. Duvido que a tua mãe(uma mulher com letra maiúscula,
trabalhadora, que sabia fazer tudo e bem) e a tua avó, de quem eu mal me lembro, servissem batatas fritas com os cornipos. Era só isso. Eu adoro tomate e cebola. Pela certa que também vou adorar a tua chicharrada. Beijos