segunda-feira, 20 de abril de 2009


De todos os comentários ou posts deste blog, este é sem dúvida o de maior qualidade literária. Assim, é de elementar justiça que figure na página principal. Ao autor de nome "Lágrimas", o meu agradecimento. O texto em si, incorpora todo o espírito que levou à criação deste blog. Mais palavras para quê? Leiam e deliciem-se, que pequenas terras também dão à luz grandes criadores.
"Velho castanheiro da cruz, mirone priveligiado de tudo e todos, carcomido pelo tempo. Viste nascer Pedome, estás a vê-la definhar e hás-de vê-la perecer. A todos viste nascer e...partir. Tu, do alto da tua imponência a tudo vais resistindo, neves, incêndios ventos, maleitas, temporais de sol e chuva. E resistes. Sofres, sinto-o, impotente. No teu descomunal tronco guardas sibilamente histórias que não revelas e aguardas por muitas outras que sabes, morrerão contigo. Vais abanando e sofrendo quando vez partir alguém que sabes não mais ser substituido e o teu reino, outrora orgulhosamente numeroso, vai definhando, perdendo-se, acabando. Tu resistes, não por vontade, há muito que queres partir, também, mas não podes, fiel guardião. Foi em ti que o tio Abilio depositou as suas valiosas descobertas que tu guardas juntamente com as outras que por muitos anos observas-te: discussões, abraços, lágrimas, infidelidades, alegrias e sorrisos. Fiel dipositário do sonho de um povo e reles coscuvilheiro de actos menos nobres. Mas sempre silencioso e clemente, compreensivo bastante para saberes que também disso se fazem as memórias de uma aldeia. Quando partires saberei que fos-te o último."

2 comentários:

Lágrimas disse...

Quando escrevi este comentário não foi com qualquer outro intuito que não fosse tão só manifestar um estado de alma, certamente comum a todos aqueles que vão vendo e recordando as pessoas que infelizmente já partiram e nos foram e continuam a ser tão queridas. É doloroso, mas é a realidade. É também gratificante constatar que a memória não morre e assim, Pedome, também nunca morrerá.
Obrigado pelo comentário elogioso do autor do blog, que não mereço, estou certo.

Mogueira disse...

Parabéns ao comentador Lágrimas. É bem merecido o destaque dado ao seu comentário!