quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"Darás-me os Reis"



Era este o pedido que se fazia em Pedome no dia de Reis, de porta em porta, as crianças, pela rua quando se cruzavam, os adultos. Para as crianças havia sempre um agrado, quanto mais não fosse, as tradicionais nozes e figos secos. Aos adultos, o costumeiro "bem ganhos", que queria dizer, "ganhaste-me os reis mas não levas nada". Os mais desbocados respondiam noutros moldes que nem me atrevo a aqui escrever. De qualquer forma, todas as respostas eram bem aceites e motivo de convívio.
"Darás-me os Reis" é também o pedido que vos faço aqui. E não adianta dizer que assim não vale, estão ganhos e bem ganhos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ok, e o que é que se ganha? tu que foste o primeiro, neste blogue, claro, ganhaste o que?
"bem ganhos"?

trepadeira disse...

Como dizia o meu avô,aí de Cimo de Vila da Castanheira,"estão bem ganhos mas mal parados".

Um abraço,
mário

Graça Gomes disse...

Em Lebução a resposta é um pouco diferente:
Muito bem ganhos mas mal preparados.
Cada povo com seu uso...

Anónimo disse...

Nâo sei se irei ser justo ou injusto neste meu comentário, mas como tenho por lema ser sincero aqui vai, e seja o que Deus quiser....Sempre que venho ao vosso blogue gosto de ver, o esforço que vcs fazem para seguir em frente com os vossos ideais aquilo que nâo podem deixar no esquecimento ,a terra que vos viu nascer,nâo é preciso muita coisa para quando se gosta do que fazem, ganha-se muita coisa, nada é em vâo....ganhais sabedoria,e com a vossa força levais pra longe coisas que quantas vezes estavam adormecidas,uns pela idade, outros tiveram de sair da vossa terra para lutar pela vida e a vida os leva ao esquecimento(?)Só por isso presto-vos a minha sincera admiraçâo e desejo que continueis em frente, nâo vos deixando ir abaixo com comentários que mais parecem um lamento, uma mágoa,um abraço.