terça-feira, 29 de junho de 2010

Rabasol

Rabasol é o curioso nome que em Pedome se dá a esta planta que cresce em zonas muito húmidas. Ao preparar este post, descobri que em Santa Valha se dá este nome ao que em Pedome se chama "Labresto". Apetece-me dizer: E esta, hein?

4 comentários:

Anónimo disse...

As águas correm tão limpidas, no sossêgo do ribeiro, na calmaria de um estio que inibria pelo cheiro que das flores irradia. Vão correndo lentamente, regando-lhes o caule de mansinho, enquanto tanta frescura transborda até ao caminho.
Por aqui é Lamadeiras, são as Antas e a Presa, quem já conheceu, recorda, altura de brincadeiras e agora, saudades...tantas.

smvasconcelos disse...

As designações e conceitos, tantas vezes se alteram com os locais... é um dos aspectos linguisticos que mais gosto, os regionalismos.
A foto, como sempre, é linda!
beijos,

José Doutel Coroado disse...

Caro Armando,
mistérios estes que acompanham as nomeadas das plantas e de muitas outras coisas...
abs

Anónimo disse...

SÓ MESMO QUEM NASCEU E VIVEU ,EMBORA ALGUNS SEGUISSEM CAMINHOS DIFERENTES, O SEU CANTINHO CHAMADO PEDOME É QUE SABE O QUE É SENTIR SAUDADES NO ENTANTO ALGO MAIS FORTE FÁ-LOS REGRESSAR NEM QUE SEJA SÓ POR SEG, MINUT,HORAS, DIAS, SEMANAS,MESES OU NO TÃO DESEJADO MÊS DE AGOSTO ,PARA NAS FESTAS ,ROMARIAS OU SIMPLESMENTE SENTADOS NUM SITIO FRESCO, PARA RECUPERAR FORÇAS E ANIMO, PARA UMA VÊZ MAIS, QUANDO CHEGAR Á HORA DA PARTIDA, LEVAREM TUDO O QUE ESSA TERRA TEM DE BOM,PARA NOS MOMENTOS DE DESALENTO SEGUIR EM FRENTE E NUNCA VIRAR A CARA A NADA COMO UM BOM TRANSMONTANO SÓ ELE SABE FAZER!!!