domingo, 25 de abril de 2010

Festa do São Marcos






Cumpriu-se a tradição no dia 25 de Abril, em Pedome festejou-se o padroeiro, São Marcos. Desta vez todos deram uma mãozinha para que as coisas corressem bem, São Pedro incluído, que nos presenteou com um dia magnífico.
Foi muito bonito ver uma igreja repleta de cravos vermelhos, perfeitamente preparada para a festa pela Srª Judite.
A mordoma, a Srª Felicidade, a nossa tia Becidade, pôs toda a sua juventude na preparação da festa, com um esplendoroso andor que encheu a procissão.
Após a Eucaristia celebrada a preceito pelo Sr. Padre Ricardo, deu-se a volta à capela com o andor, firme e decididamente transportado por vigorosas pedomenses, numa procissão que a todos ficará na retina.
E, foi bom, muito bom ver tanta gente em Pedome, desta vez os papeis inverteram-se, e foram os de fora a visitar-nos. E amigos, muitos amigos. Uma em especial que há muito tempo não via e aqui recordo: A Manuela Almeida.
Fica aqui para todos um pequeno recorte do que foi a festa do nosso padroeiro.
Infelizmente, nem só de alegrias foi feito este fim-de-semana, mas centremo-nos nestas, pois só delas é este espaço.

9 comentários:

Mario J. disse...

Gostei de ver o nosso S. Marcos, parabens à Mordoma e todas as pessoas que fizeram com que o andor saisse numa procissão muito bonita, este ano até o S. Pedro ajudou, que pena não poder estar presente.
Um abraço a todos os Pedomenses

José Doutel Coroado disse...

Caro Armando,
ainda bem que a Festa serviu para juntar as pessoas de Pedome...
e que falta nos fazem as pessoas que tiveram de sair do concelho.
abs

Mário J. disse...

Gostei de ver o nosso S. Marcos, parabens à mordoma e a todas as pessoas que fizeram com que o andor saisse numa procissão muito bonita, senti-me com uma nostalgia, pena não poder estar presente.
Um abraço a todos os Pedomenses e que o S. Marcos nos proteja.

Graça Gomes disse...

Eu também estive lá. Não assisti a tudo mas vi o suficiente para saber que S. Marcos teve uma bonita festa, em que todos os pedomenses se empenharam. E, como diz o Mário, até S. Pedro ajudou.
Esteve um verdadeiro dia de Verão.

Anónimo disse...

o dia 25 de Abril festejou-se mais uma vez em Pedome, teve uma missa muito bonita e um andor lindo do padroeiro da terra (S. Marcos), mas que foi elaborado pelos voluntarios do povo e não pela mordoma, como é afirmado...

Mogueira disse...

Grande festa!!!

Como é divertido ter festa na aldeia, para juntar os amigos e conhecidos no adro capela, conversar um bocadinho enquanto se espera pelo início da missa ao padroeiro da terra.

SABIEL disse...

E lá se fez a festa, longe das "manias" de outrora, mais perto da nossa realidade actual. Somos poucos, cada vez menos, mas vai-se tentado manter a tradição na verdade, isso é que importa. Foi sentida e vizitada. Deus nos ajude, que para o ano se repita.

Felecidade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felecidade disse...

Gostei muito de me ver junto ao andor de S. Marcos, a capela estava muito linda é o ultimo ano que eu fui mordoma porque em agosto chegam os meus 89 anos.
Armando e Lijia o meu muitissimo Obrigada.
Felecidade Alves.