sexta-feira, 19 de junho de 2009

Esta foto tráz-me à memória o tempo dos retornados em Pedome. Daquela enorme quantidade de gente que veio trazer um movimento anormal a Pedome e alegria, muita alegria. Os da primeira fila, os da minha geração, que ligações, qua amizades fortes se criaram e se mantêm ainda hoje. Depois, queria sublinhar a lealdade dos mais próximos seguidores deste blog, sinónimo do amor que nutrem pela nossa terra e pelos nossos costumes. Mesmo antes do post, já as personagens estavam identificadas. É hora de agradecer, desde o seguidor dos pseudónimos, famoso pela excelência da escrita e pelo menos outro tanto pela capacidade de dar nomes aos pseudónimos, ao Guilherme a milhares de milhas de distância, ao Mário Santos, ao Álvaro, sem ele este espaço teria seguramente muito menos interesse, a minha professora Graça que deu um novo impulso à lista de termos de Pedome, o Paulo, foi ele que me cedeu esta maravilhosa foto, Teresa Sena, que aparece de vez em quando mas sempre com informações úteis e todos, todos os outros, uns mais anónimos que outros mas que pelo mundo têm um mesmo elo de ligação. PEDOME.

37 comentários:

anar disse...

finalmente estou cá nesta bela foto

Graça Gomes disse...

Lindo registo para a posteridade. Vou tentar identificar os retratados; Teresa Cantoneira, Teresa Pita, Zé Cantoneiro, Aida,Ana Joaquina, por trás o Artur de Polide (fogueteiro), Mário do Cantoneiro, a minha irmã Fátima, Francisco Tavares,São do Cantoneiro, a irmã dela, a Zeza com o Paulo ao colo.
As crianças:
Carlos da Alice Sena, Neco, Rita, Luis Manuel da Adélia, por cima a Tininha e o guilherme Tavares, vou saltar a criança da camisola ás riscas, não sei quem é, Ana do Carteiro, Clarinha Tavares,Luisa, filha da Alice Sena e Ita, filha do Manuel Sena. Se houve algum engano façam favor de corrigir.

Graça Gomes disse...

Esqueci um pormenor muito importante - a data.
A fotografia foi tirada no dia do casamento da Preciosa e Mário Tavares. Saúde e felicidades para eles.

Anónimo disse...

Graça desculpe, mas continuamos sem saber a data.

Álvaro disse...

As fotografias da nossa saudade aos poucos, começam a sair do fundo dos baús e esta é mais um grande exemplo disso mesmo.
Isto só possivel pela grande dedicação do Armando.
Tive o gosto e o prazer de conhecer, aquela grande senhora dos Ferreiros (D. teresa Pita).
Que DEUS a tenha.

Graça Gomes disse...

O Mário e a Preciosa casaram no dia 07 de Dezembro de 1974. É um casamento de trinta e quatro anos, (faz 35 em Dezembro) o que nos tempos que correm não é muito vulgar.
Está esclarecido/a?

Anónimo disse...

Penso que nesta foto está uma jovem que já faleceu, mas que o seu desaparecimento, ficou a dever-se à brutal violação que sofreu, por um canalha que todos sabemos quem É mas ninguem teve a coragem de junto das autoridades da época denunciar.
Pode ter fugido à justiça dos homens,mas não à de Deus.

Anónimo disse...

A rapariga que sofreu a violação não é a que esta na fotografia, a rapariga que esta na foto é a Aida a irma.

fontinha disse...

O "seguidor dos pseudónimos"? Essa é boa. Até parece que todos eles vão desembocar numa só pessoa. Pois está enganado. Há por aqui muito mariola que por falta de jeito ou coisa que lhe valha vai-se refugiando em pseudónimos. Para ser sincero, até lhes acho alguma piada, até porque praticamente os conheço a todos. Certo é que nem todos são o mesmo, ou se quizerem, o mesmo não está em todos.

Graça Gomes disse...

Há um provérbio chinês que diz mais ou menos isto: «Nunca abras a tua boca se não tiveres a certeza de que aquilo que vais dizer é mais importante do que o teu silêncio.»
Isto para dizer ao anónimo/a que há relatos de factos/acontecimentos, que pecam por inoportunos. Eu, pessoalmente, não acho o local ideal nem o momento certo.
Não vou pôr em causa a veracidade dos factos, não é isso que pretendo. Acho que este tipo de situações vêm contrariar o espírito deste Blog. O Armando, quando arrancou com este projecto, pretendia, sobretudo, unir num abraço do tamanho do Mundo, todos os que têm ligações a Pedome. Penso que é esse um dos seus grandes objectivos.
E nós cá estamos para o apoiar...

Anónimo disse...

esta enganada. Este blog tem por objectivo manter nas memorias dos habitantes de pedome tanto as boas como as más memorias. E já agora, que comentario tão sentido o desta bloguista

Graça Gomes disse...

É muito possível que esteja enganada, caro anónimo. Sabe que há para aí certos "iluminados" que têm sempre razão. Pena é que se escondam por detrás do anonimato, não podendo assim assumir frontalmente as suas convicções.
Quanto a um dos objectivos deste Blog, que o caro anónimo define claramente (para o bem e para o mal) pouco mais tenho a dizer. A esse respeito poderá manifestar-se o autor do Blog. É da sua competência.

Graça Gomes disse...

Ainda tenho uma pergunta a fazer ao tal anónimo, que, eventualmente, pode até nem o ser:
- Acha o comentário sentido?
Azar o seu, porque a sua opinião não me interessa rigorosamente nada.
Vou terminar, como o faria o meu avô, que já partiu há muitos anos -Ora adeus e passe muito bem.
Para mim é tudo.

Anónimo disse...

Acabada a discussão à volta de um assunto nada agradável, tanto para os envolvidos como para o Blog e até para Pedome, vou dar a minha opinião, muito embora ninguém ma tenha pedido. Não pertenço a nenhuma das partes, por isso serei isento. Penso que este tipo de comentários não dignifica ninguém e, também não ajuda a promover Pedome ou se o faz é no pior sentido.
Vou manter-me anónimo não por temer o que quer que seja, mas porque me considero um pouco tímido. Sei que isto não vai agradar à sra Graça Gomes, que gosta de ver a identidade dos intervenientes assumida. Desculpem.
Parece-me que fugi um pouco ao que me trouxe aqui. Queria pedir ao Armando Sena que eliminasse o comentário que deu origem a toda a polémica. Ninguém perdia nada com isso e alguns ficariam a ganhar. Pelo menos uma certa tranquilidade.
Os meus agradecimentos. E viva Pedome. Sempre.

Ana Rita disse...

A criança da camisola às riscas ,é a tete, minha irma ,e o bébé que a zeza tem ao colo é o mario da tia alice.O paulo ainda nao era nascido.O resto esta tudo certo

EL gringo disse...

O EXma; D.Rita,a menina que a Zeza tem ao colo, e' a Any, da tia Ana.

Anónimo disse...

Eu acho que o menino é mesmo o Paulo

Anónimo disse...

Concordo inteiramente. A criança que está ao colo da Zeza é mesmo o Paulo. É só fazer as contas, como dizia um antigo Ministro...

Anónimo disse...

É o Paulo, sim senhor, que está ao colo da Zeza. Até posso afirmar que ele teria uns cinco ou seis meses.

Anónimo disse...

Oiçam lá: se não fosse o Paulo quem mais poderia ser? A gente olha para a foto e reconhece imediatamente o Paulo Santos. E a irmã também.

Paulo Santos disse...

Caros conterrâneos
Se as datas mencionadas estiverem correctas, não pode ser a minha pessoa, pois na referida data desta fotografia, (07 de Dezembro de 1974) ainda não se tinha dado o celebre acontecimento … o meu nascimento.
Sendo assim, está posta de parte qualquer hipótese do bebe ser a celebridade já referida.

Paulo Santos disse...

Esse anónimo que disse: "Concordo inteiramente. A criança que está ao colo da Zeza é mesmo o Paulo. É só fazer as contas, como dizia um antigo Ministro..." não sabe mesmo fazer contas, ou não sabe a minha idade... o "menino" ainda não tem tanta idade. ( se a data da fotografia estiver correcta).

Àlvaro disse...

Acompanhando estes comentários, afinal quem é a criança?
têm a palavra a ZEZA.

Anónimo disse...

Paulo, não sei se a data do acontecimento está correcta, mas tenho a certeza que a criança és tu. Pergunta à tua mãe. ninguém melhor do que ela poderá confirmar.
O Álvaro tem razão. A tua irmã Zeza também poderá identificar o menino do capuchinho branco. E ela já o fez para mim. Um beijo para o Paulo.

gringo disse...

O Paulo,nasceu 2 anos depois dessa fotografia .

paulo santos disse...

ja agoa gostava de saber quem é o Anonimo?

Anónimo disse...

Anónimo é anónimo, simplesmente.
Mas olha, Paulo, garanto-te que sei fazer contas.

Anónimo disse...

Paulo, dou a mão à palmatória. A criança de que tanto se tem falado ultimamente, não és tu. Peço desculpa pela insistência, mas estava informada, por alguém que deveria conhecer-te melhor.
Agora chegou-me outra informação:
O menino do capuchinho branco é teu primo, filho da tua tia Alice, o Mário Manuel, irmão da Luísinha e do Carlos. Até me disseram que a fatiota que usa na foto seria a do baptizado, realizado por essa altura.

Luisa disse...

Acertaram finalmente. O menino do capuchinho branco é o meu mano Mário e foi, sim, no seu baptizado. Tenho na minha posse esse capuchinho.
Beijinhos pra todos os primos.

Anónimo disse...

visto bem as coisa este o menino ao colo da zeza nao me parece ser o mario mas entao que idade teria o mario nesta foto? e quem me pode informar da data de nascimento do mario?

gringo dos santos disse...

O senhora anonimo, porque promoveu a LUIZA, a LUIZINHA

Anónimo disse...

Provavelmente pela mesma razão que promoveram Guilherme a Neco. Não achas motivo suficiente?
É uma maneira terna de tratar as pessoas com quem temos alguma ligação afectiva.
Futuramente tratar-te-ei por Nequinho.
Boa viagem, Nequinho.

Paula Cordeiro disse...

Pois olha Sr.engº Paulo tens sido motivo de muita discussão...quem diria que serias tão falado:-) pensei que eras inconfundivel, mas tou a ver que não, és facilmente confundido por outro...ainda bem que ficou tudo exclarecido, senão as tantas tinhas uma crise de identidade.Um beijinho para ti e para as tuas duas princesas(Paula e Raquel)

Anónimo disse...

O menino está identificado por quem de direito (Luisinha para chatear o Nequinho) e, portanto o assunto está encerrado.
Paulo, afinal eu tinha razão quando referenciei o "antigo Ministro e as contas". Afinal alguma coisa temos em comum, matematicamente falando.

Gringo dos santos disse...

O' senhora anonimo, a mim por favor nao me ponha no ninho,acho muita falta de consideracao,"esses ninhos ou sao uns coitadinhos, ou entao virouse-lhes a canoa e pegam de empurao". Eu nao sou desses.
Como dizia o selebre Sr. Francisquinho"guarde la o NINHO para se deitar".

Souto disse...

Olha lá ó "Nequinho", antes queres ser tratado por "Nequinho" ou por “Necozinho”.
Pessoalmente acho que te assenta melhor NECOZINHO,é mais bonito...

Anónimo disse...

Bem pensado. Necozinho até lhe assenta melhor, e não põe em causa certos "princípios" que ele defende com unhas e dentes.