sábado, 30 de maio de 2009


Certo. Aqui já todos nos refrescámos com a sempre fresca água do Cano (o porquê de só esta fonte ser o cano, não sei). Mas também por aqui nos sentámos, à sombra da figueira da Maximina, à espera de vez na poça e claro, a tirar fotos. Quem, com a temperatura de hoje, não gostaria de aqui se refrescar?

28 comentários:

Anónimo disse...

Bela fonte,fresca água e boa gente...
Também eu me refresquei muitas vezes à sombra da figueira, com a água dessa fonte. Talvez, e também por isso, eu me considero um pouco de Pedome...

carrilhão disse...

Por baixo desta figueira matei alguns pardais e tentei outros tiros em algumas moçoilas que aqui vinham buscar água. Sem grande sucesso, infelizmente. Era um bucólico ponto de encontro.

tentação disse...

A vida é mesmo assim. Porquê lamentar o que poderia ter sido? Se a água correu num cano e agora numa torneira? O facto é que correu, foi-se, paciência. Nesses entretantos, em que a água correu, outras coisas ocorreram que mudaram o curso, não da água, mas da vida. Nem uma nem outra regressam, ambas partiram e, por isso, a outras imensas deram origem. A água a outras vidas e a vida, a outras também. Ressucitá-las? Não me parece, pura ilusão. A água era melhor, mais fresca, a vida também. mas a água ainda é água e a vida continua a ser vida. Um conse-lho: bebê-la, a água e, vivê-la, a vida

fontanário disse...

Não é verdade que a agua refresca? Era suposto tambem refrescar as ideias. Ora, de onde saiu este poeta "Tentação"? Recordo que o mais parecido com um poeta, que eu conhecesse, em Pedome, era o tio Abilio. Ficou-lhe com a cartilha, mas ainada a não leu toda. Esforça-te um poco mais pode ser que saia alguma coisa de jeito.

fontilheiro disse...

Estais todos enganados. A fonte dos amores não era esta, era em Coimbra. Essa sim, cheia de poesia e tiros certeiros. Por lá, Camões andou e mesmo Bocage, esse sim cada tiro, cada melra.

lomiacos disse...

Até o "GRINGO" vinha para aqui com o cavalo, a pretexto de o trazer a beber iam tentando galar uma miuda Lisboeta bem jeitosa, acabadinha de chegar. A bem da verdade, diga-se, sem hipóteses, outro mais experiente e rodado, morador lá mais para baixo levava sempre a melhor.I I I

GRINGO disse...

Lembro-me bem da moçoila. Eu bem tentei, mas...nada. Mas podes crer que estive perto. Não fosse o outro a intrimeter-se e outro galo (eu)cantaria

Zeza disse...

É um lugar que para mim está ligado a muitas horas passadas à espera de vez, para encher o cântaro de água pura e fresquinha.
Que saudades desse tempo!

Anónimo disse...

Que sábio conselho!
Beber a água(venha ela do cano ou de outro cano qualquer)e viver a vida. Afinal os filósofos abundam por todo o lado. O importante é encontrá-los...

Volver disse...

Apesar de tudo prefiro os poetas aos fanfarrões.
Foi-se-lhes o tempo das moças, ficou-lhes a garganta. Ao menos a poesia é eterna, escorre pelos dedos, finos, suaves, refresca-nos a alma e turva-nos a mente. Vinde a mim poetas, a vossa sapiência é eterna, as vossas palavras escritas estão na sombra do vento.

verdadeiro gringo disse...

Cuidado, com os intrusos, alguem esta' a falar em nome do "gringo"e ele aqui sem saber de nada . fazem bem divirtam-se ,mas sem medo de dizer quem sao .
com muita ademiracao pelos poetas , ai vai um abraco.

do falso gringo disse...

AH grande "Gringo", foi uma simples provocação. Um abraço, amigão.

NAPOLEAO disse...

sois todos uns grandes poetas, mas eu gostava muito de saber os voços verdadeiros nomes.Essas nomiadas ,nao consigo saber quem sois ,alguns ainda consigo escobrir, mas outros é dificil.Mario sena es o melhor de todos! felicitaçoes NAPOLEAO

Teresa Sena disse...

Também lá passei muitas horas,á espera da vez nao para a poça mas sim para o cano.
E por falar na poça houve alguém estando eu a lavar a roupa se enfiou para dentro( no Inverno).

S. MARCOS. disse...

TAMBEM NESTA FONTE, ALGUNS QUE IAM PARA BEBER AGUA FRESCA FUGIRAM A GRANDE VELOCIDADE APOS TEREM OUVIDO BARULHOS E SOPROS ESTRANHOS VINDOS DO ALEM....
OS QUE FUGIRAM ERAM DOIS VALENTES GUERREIROS.....

gringo disse...

Esses guerreiros, faziam parte das forcas de napoleao

Invasor disse...

O Napoleão quer saber os verdadeiros nomes dos bloguistas, mas ele também não se identifica, quem será este Napoleão? o das invasões Francesas? Ora porra.

Espertalhão disse...

Será que o Lumiacos também não gostaria de galar a dama lisboeta? fica a pergunta no ar, era uma luta serrada entre Lumiacos, Gringo e morador de baixo, era vê-los, com a lingua de fora, coitados todos afogantes.

gringo disse...

A dama lisboeta, sabia mais que nos os tres juntos.

Anónimo disse...

e chamava-se:" Celeste",

tringuinlin disse...

Era tao BOUA

petas disse...

Ó tringuinlin como é que sabes que era tão boua?

Mário disse...

Agora percebo porque é que esse tipo que se infiou na poça em pleno Inverno não gosta de água. Pudera, a fobia tem razão de ser e justifica-se.

gringo disse...

E dizia o Chico manquinho,no arraial de lebucao quando passava ao lado do falso gringo
_"daqui e' que vai sair um PADRE"!

ze' macaio disse...

Essa tipa de quem gostava era de outro .com vosco divertiu-se um pouco, deixouvos a lingua , que vos chegava ao peito, mas a quem cria , esta ' bem caladinho, ainda nao disse uma.

F.DIAS disse...

Sois uma vergonha. Se sabeis que aquela fonte dava de beber a bois, cavalos e...burros, bem como às pessoas, em sâ convivência, quereis agora, só porque já não existem, os animais, herdar-lhes o jeito e a raça? Bem dizia um comentador, tempos atrás que os burros tinham partido. Quando regressam é isto!

O Zé Maria disse...

Os burros têm partido? Não serão os partidos que têm burros?

F.MESES disse...

da maneira, como esta F.dias se exprime,envejoso e parolo, nao deixa duvida, mas alem disso ; deve ser maricase e carteirista.