sábado, 28 de dezembro de 2013

A morte do amigo mais leal


Não há inverno sem matança do porco. Das mais ancestrais tradições transmontanas, a matança do porco junta uma variedade de usos e conceitos, iniciados pela necessidade de manter as provisões para um inverno rigoroso, a que hoje se junta uma faceta ainda mais alegre e festiva.
A matança do porco é todo um acontecimento social, é o início de uma ronda de eventos gastronómicos que falta ainda explorar. Quem sabe está aqui mais um foco de promoção de Trás-os-Montes?
O meu tributo ao leal Amigo, o porco.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Branca visita em tempo de Natal



É sempre um regalo para a vista, mas um sobressalto para quem precisa de se meter ao caminho. A neve veio abençoar o Natal.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Boas festas


Um feliz Natal a todos.
Com chuva ou sem ela, que não falte o polvo à mesa e a alegria dos bons momentos, envoltos na nostalgia que é o Natal.
Boas festas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Visita guiada a Pedome

O Zeca leva-nos através de uma visita guiada a Pedome, por sítios onde já fomos muito felizes e nos sentimos sempre com vontade de regressar.
Um excelente trabalho que certamente terá continuidade.



@ Vídeo da autoria de Zeca Soares

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Nadir Afonso

Nadir Afonso era uma pessoa simpática, carismática, com quem me habituei a cruzar nas ruas de Chaves. Era para além disso, um grande artista, um dos maiores de Trás-os-Montes e, com enorme orgulho próprio, nunca deixou de ter aquele toque transmontano que tanto nos orgulha.
Hoje, morreu um grande homem. A ele, a minha homenagem.

Armando Sena


Nadir Afonso nasceu em Chaves, em 1920, e estudou arquitetura na Escola de Belas-Artes do Porto. Partiu para Paris em 1946 para estudar Pintura. Por intermédio de Portinari obteve uma bolsa de estudo do governo francês. Colaborou com Le Corbusier. Mudou-se depois para o Rio de Janeiro, onde trabalhou com Oscar Niemeyer. Trabalhou como arquiteto até 1965 ao mesmo tempo que desenvolvia trabalho como pintor abstracionista.
Tinha completado 93 anos no dia 4 de dezembro.
Foi distinguido em 1967 com o Prémio Nacional de Pintura, em 1969 com o Prémio Amadeo de Sousa-Cardoso e ainda condecorado com o grau de Oficial (1984) e de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada (2010).
A última grande exposição do pintor realizou-se no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, e também no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em 2010, e também foi alvo de uma retrospetiva em 1970, na Fundação Calouste Gulbenkian.
O Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, e o Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa dedicaram grandes exposições ao pintor, em 2010.

Fonte: Público

domingo, 8 de dezembro de 2013

Dias de geada


Depois de semanas de inclemente geada, enche-se o chão de carambina, esbara-se ao menor descuido, caem as folhas e secam as ervas, com a severidade do gelo.
Das árvores, nos dias de sinceno, desprendem-se candiotos, os gelados de quem não sabia o que eram gelados.
Ganha a vista e regala-se o corpo e a alma recostado à volta da lareira.
Felizes os ditosos que se lembraram de programar a matança do porco para esta altura.O frio conserva as carnes, a geada aguça a vontade do calor que o lume dá.
Já lembra o fumeiro!