terça-feira, 30 de março de 2010



A Pulga

Num ano especialmente agreste, de chuva, vento, neve e geada, ficam os tons da esperança numa Primavera esplendorosa.
A acompanhá-la uma foto da Pulga, zona mística de frescura, moínhos, lameiros e carvalhos.

terça-feira, 23 de março de 2010



É de Chaves é de Chaves

Aí está a demonstração que faltava para os mais incrédulos. Veio ao de cima a velha raça, a força e o querer transmontanos. Como habitualmente e seguindo a velha sina que nos caracteriza, em condições desfavoráveis, com armas desiguais, em inferioridade numérica, mas mesmo mesmo no fim acabamos por vencer. Assim são os transmontanos, assim foi hoje o desportivo e há dois séculos tinham sido as linhas dos defensores de Chaves.
Hoje, na vitória sobre a Naval, lembrei-me de heróis de outrora, de Raúl Águas, Padrão, Radi e os transmontanos António Borges, Diamantino, Gilberto e Areias, até aos mais actuais Castanheira e Lameirão, não esquecendo um minhoto que também encarnou o espírito transmontano: Carlos Carvalhal.
Mas são os heróis de hoje que estão de parabéns, sendo o primeiro o Tulipa. A ele ergo a minha tulipa de vinho frisante de Pedome: Viva o Desportivo, na final da taça derrotaremos seguramente o Rio Ave.

sexta-feira, 19 de março de 2010



Dia do pai,

Dia de todos os pais, especialmente dos de Pedome, nos quais até eu me incluo.
Tenho para mim que os pais são classificados segundo uma ordem hierárquica. Isto já o afirmo como filho.
Segundo essa ordem, a classificação de pai começa em bom, o pai bom, que são todos os pais em geral. Segue-se o Excelente, que para além de bom tem mais algumas qualidades particulares como o afecto e a compreensão constantes. Depois, no topo da hierarquia está o pai Pai, que é aquele de quem nós sentimos a falta quando está ausente.
A todos eles, as minhas felicitações.

Um excelente dia do Pai.

terça-feira, 16 de março de 2010



O Santo Estevão

A capela de Pedome não é muito grande, nem tem muitos santos. Está no entanto muito bem cuidada, os meus parabéns às cuidadoras.
Dos Santos que tiveram a sorte de ocupar os lugares de honra, destaco para além do padroeiro, o Santo Estevão.
Não porque seja o principal Santo das minhas preces, não porque seja o mais importante na hierarquia da igreja ou até porque haja algum milagre público efectuado em Pedome por ele. Então porquê?
Bem, porque já desde criança me admiro com o fraco trabalho que o artista fez na sua execução. Que Santo Estevão lhe dê o santíssimo perdão, pois não gostamos menos dele pelo simples facto de não ter a elegância e aparência de outros Santos desta capela.
Para nós será sempre considerado, mesmo não cumprindo a regra das proporções!!!

segunda-feira, 8 de março de 2010




Dia internacional da Mulher

Os meus parabéns às mulheres em geral e às de Pedome em particular. Essas para quem a adversidade nunca foi um obstáculo mas sim uma forma de vida e motivação.



Na continuação das boas comidas de Pedome, fica aqui, como prato do dia, Milhos. Já não os de antigamente, uns milhos com pouco acompanhamento, aqueles que só o bufar no pote já era sinal de grande descontentamento familiar. Os de agora são mais ricos, mais abastecidos, com variações relevantes, renegando quiçá a sua tradicional origem. São preparados com sorça, pois claro, couves também e cada vez mais amarelos e menos brancos. Foram no entanto redescobertos, são de novo um acompanhamento relevante...