sexta-feira, 21 de agosto de 2009


Mais um dos moínhos de Pedome, o moínho da Srª Irene.
Este moínho, apesar de estar em ruínas como todos os outros, tem um encanto especial. As ruínas, vistas em planta, são uma autêntica obra de arte que comprovam o engenho e a arte de quem os imaginou e construiu. Vale a pena uma visita, até porque para além do moínho, toda a área é extremamente agradável. O acesso, esse infelizmente, está cada vez mais difícil.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009


Depois de tanto stress, trabalhos e preocupações, começa-se a ver os resultados.
Não é muita a quantidade, os bagos são poucos e pequenos, mas muito bem criados até agora.
A cor está a evoluir muito bem. O gosto, confirmado pela prova, está também no bom caminho.
Faltará pouco mais de um mês para a vindima e espero que não haja mais percalços.
Vamos ver o que este ano nos reserva em termos de “pomada”, para já, não está mal.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Será que o genuíno grupo Pica na Cueca repetirá a famosa arruada documentada na foto? E porque não, se grande parte do grupo está por lá? Força malta, eu estarei lá, pelo menos para aplaudir todo o empenho e dedicação que é bem visível e sempre de enaltecer..

De resto, nota-se que está toda a gente de férias. Sente-se a falta dos picanços dos comentadores. Dos anónimos ao nosso Provedor, ao Internauta, Sabiel, Diácono do Remédios, Monte Redondo e afins. A todos em geral e a ele(s) em particular os votos de boas férias e aquele abraço.

terça-feira, 11 de agosto de 2009


Soube este blog que a Srª Felicidade, Tia Becidade para os amigos de sempre, dos quais faço questão de orgulhosamente fazer parte, fez anos. Mais precisamente oitenta e oito anos e em plena forma.
Aqui fica uma singela homenagem e votos sinceros de parabéns através de um dos seus bens mais queridos: as flores.
"Parabéns Tia Becidade, sou o Armando", apetece-me dizer-lhe.

E para compor o ramalhete, não é que o Chico, o seu Chico, se reformou. Um grande abraço para ele e coragem para esta nova etapa.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Este fim de semana juntou à mesma mesa uma parte significativa dos seguidores deste bolg.

Vindos das mais variadas proveniências, após longos períodos de separação, eis que surgiu a oportunidade. Essa, não podia ser mais relevante: o baptizado da Raquel. Sim, a filha do Paulo, um dos últimos caçulas de Pedome.
E foi bonito. Se a festa em si foi memorável, o reencontro, o prazer de rever, de partilhar e de conviver não lhe ficou atrás.

Parabéns à Raquel e aos pais que nos proporcionaram o encontro. As estórias à volta da festa ficarão como parte da nossa história.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pela sua originalidade e beleza, fica aqui uma verdadeira obra de arte que a Graça pôs como momentário no post sobre os su moínho, ele também uma obra de arte.

Dada a insistência, aí vai a história/cantilena, relacionada com os moleiros e as maquias que recebiam, ou queriam receber:


Ai saco, sete maquias te rapo

uma por te levar,

outra por te trazer

outra pró moínho moer

outra pró burro comer.


Vem a Maria tira a maquia

vem o João tira o quinhão

vem o criado, este saco

não está bem maquiado.



Vem o patrão e diz

deita-o pró canto

eu tiro-lhe outro tanto.



Se não fosse por temor a Deus


e uma alma pra salvar

nem a baraça lhe havia de deixar.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O blog, esteve de férias, melhor, o autor do blog. A actividade, essa manteve-se. Um dos comentários, pela sua beleza e relevância deixou-me sensibilizado e de certa forma orgulhoso. Sinto-me na obrigação de o trazer às luzes da ribalta da primeira página, na íntegra. Está aqui uma prova de que este é também um espaço lúdico.

Eu não sei o que é preciso para ser admitido na comunidade de Pedome, mas confesso que gostaria. Estive a pensar que a Graça também não pertence,mas age como se de Pedome fosse. confesso que entendi logo porquê. O Armando Sena, autor do Blog, foi aluno dela... troca de influências!
Perante isto resolvi submeter-me a uma prova de fogo, que deixo à apreciação do administrador do Blog.
Vou escrever um texto em pedomês e seja o que Deus quiser:
« Os moínhos da Graça estão esborralhados e ficaram assim porque vieram muitas zervadas, parabenas, sinceno e carambinas. As raçadas de sol também ajudaram tantinho.
O moleiro que era um blouro e aboucava as pessoas com a sua voz esganiçada, deixou os moínhos escangalhados, em vez de os ir guiando aos poucos. Escanava durante o dia e só era listo para receber a maquia. Fugia logo para a loija e mercava uma litrada de trotil. Com um carôlo e um cibinho de chicha ficava todo upado.
Depois metia a fuça na palha e caneava, enquanto o moínho gemia...»

Até tenho vergonha de dizer o nome.
Mais tarde o farei.


Cá está. Haverá mais a seguir a este.